domingo, 21 de julho de 2019

CURSO FORMAÇÃO DE COROINHAS - TAQUARUÇU DE CIMA

Por Edson de Lorenzi

Dia 7 de julho de 2019, Taquaruçu de Cima, foi palco para o Encontro de Formação de Coroinhas. Fizeram parte desse cenário, cerca de 40 coroinhas, pais, coordenadores, vindos de vários bairros da paróquia de Fraiburgo. O encontro aconteceu com a seguinte programação: 
08h00: Saída de Fraiburgo, em Frente à Igreja Matriz;
09h00: Café comunitário no salão de festas da comunidade Taquaruçu de Cima;
09h30: Início do curso de formação. Esse foi dividido em dois espaços:  Um destinado somente aos coroinhas; e outro, foi realizado a formação com os pais dos coroinhas.
12h00: Almoço;
13h00: Visita ao museu;
14h00: Apresentações Culturais relacionadas a Guerra do Contestado;
15h00: Início da celebração da santa missa com participação de coroinhas, coordenadores, familiares e comunidade em geral.  Nesse momento, também aconteceu o envio de coroinhas da Comunidade.
Taquaruçu viveu um momento especial em sua história, porque há muitos anos, a comunidade não tinha coroinhas. 
Há cerca de 50 anos atrás, Taquaruçu possuía coroinhas:  Tony Bogo, Francisco (Chico) Bogo, Anísio Bogo e Leonor de Lorenzi.  Desses citados, somente o último participa da comunidade nas celebrações litúrgicas e atividades de trabalho na comunidade. 
Leonor comentou que na época em que ele fazia parte do grupo de coroinhas, as roupas eram semelhantes, mas as celebrações eram diferentes. Os coroinhas formados foram:  Amanda Cecília Bogo, César Augusto Zanini de Lorenzi, Ana Clara Zanini de Lorenzi,  Maria de  Lorenzi  e Luiza Camila  Prates. 
A missa era rezada em latim e os sacerdotes ficaram de costas para o povo.  As funções também eram um era um pouco diferentes de agora. 
Nesse dia de encontro, durante a missa, todos os coroinhas da paróquia renovaram o compromisso assumido, se responsabilizando em continuar na missão de servir o altar. 
Afinal, o que é ser coroinha? É o menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote, diácono e ministro. Ele tem uma função importante que é desempenhar um ministério à serviço de Cristo.
O curso para os coroinhas da comunidade de Taquaruçu foi dirigido pelo professor Claudio, assessor de Pe Vilmar nesse ministério. A ele, toda nossa gratidão. Paz e Bem!!!
 César Augusto, Leonor e Ana Clara Z. de Lorenzi
A missão continua. 50 anos depois, o encontro de ex-coroinha e atuais coroinhas.

Atual Igreja de Taquaruçu
Igreja de Taquaruçu - 1968
Curso com os pais de coroinhas


Curso com os pais de coroinhas




Renovação do ministério


Encerramento do Encontro

Lene e Rose: Cantigas do Contestado

Dança da Chica Pelega interpretada pelos descendentes de Taquaruçu de Cima

Lene e Rose: Cantigas do Monge João Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imigrantes e Caboclos - Parte 2

Evento como inesquecível com os amigos de Francisco Palhano "Seu Chico". Lembranças imortais. Imigrantes e Caboclos Parte 2