sábado, 5 de setembro de 2015

ENCERRAMENTO DOS GRUPOS DE REFLEXÃO



No dia 12 de julho de 2015, aconteceu o encerramento dos grupos de reflexão na comunidade Taquaruçu de Cima. Apesar da grande quantidade de chuva que caia, fizeram-se presentes 7 grupos, levando consigo os trabalhos confeccionados, tendo como símbolo o avental.  Durante a celebração foi comentado 4 elementos importante: 1) Jesus Cristo e a missão dos apóstolos; 2) O símbolo do avental e sua função enquanto ferramenta de trabalho comunitário e espiritual “Eu vi para servir”; 3) A função dos coordenadores e animadores dos grupos de reflexão e a missão a ser desenvolvida; 4) A importância da participação das famílias nos encontros de reflexão e a caminhada que cada uma realiza na construção comunitária. Com relação  a função do avental foi elencado vários elementos principalmente sua função em tempos passados: O avental servia para avivar o fogo quando era agitado sobre ele. Era ele que transportava as batatas e a madeira seca até a cozinha. Servia de cesto para trazer os numerosos legumes da horta.


Depois da colheita das ervilhas, era a vez dos repolhos. No fim da temporada, era utilizado para recolher as maçãs que caíram da árvore. Quando chegava visita inesperada, era surpreendente ver a rapidez com que o velho avental fazia desaparecer a poeira. No momento de servir a refeição, vovó ia na escadaria sacudir o avental e os homens que trabalhavam no campo sabiam logo que deviam sentar-se à mesa. Vovó utilizava o avental também para colocar a torta de maçã apenas saída do forno na  janela para esfriar, enquanto que hoje sua neta coloca para descongelar. Levará muitos anos até que alguém invente algum objeto que possa substituir o bom e velho avental que serviu para tantas coisas.


 Fica para nós a reflexão de observar, se em nossa vida, também temos na sociedade em que vivemos, algumas funções semelhantes a do AVENTAL!!!












Adicionar legenda


Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imigrantes e Caboclos - Parte 2

Evento como inesquecível com os amigos de Francisco Palhano "Seu Chico". Lembranças imortais. Imigrantes e Caboclos Parte 2