terça-feira, 26 de abril de 2011

RETIRO DE MINISTROS - PARÓQUIA DE FRAIBURGO

RETIRO DE MINISTROS Por Edson de Lorenzi

Dia 10 de abril, aconteceu em Taquaruçu, o Retiro de Ministros organizado pela Paróquia de Fraiburgo. Mais de 150 pessoas participaram desse encontro espiritual e religioso tendo os seguintes momentos: confraternização do café da manhã; Palestra com Pe. Paulo trazendo como tema o momento leitura orante da bíblia, tendo como base o lectio divina, seguido de quatro princípios:

1. LEITURA: ler o texto várias vezes até criar uma maior familiaridade. Pronunciar bem as palavras. Entrar em contato com o texto utilizando-se de muita atenção, respeito, escuta...

2. MEDITAÇÃO: Esse passo é um convite para que atualizemos o texto e consigamos trazê-lo para dentro do horizonte da nossa vida e realidade. A meditação é um ótimo espaço para que se medite e reflita o que há de semelhante e diferente entre a situação do texto com o hoje. Depois, é importante resumir tudo o que foi ruminado numa frase. Essa frase o ajudará a recordar durante o dia o que foi meditado. É um prolongamento da meditação.

3. ORAÇÃO: Praticamente a oração está presente em todas as etapas. É importante que haja uma transparência no ato da oração e que o orante seja realista.

4. CONTEMPLAÇÃO: depois de ler, meditar e orar o texto bíblico e sua realidade, chegou a hora de contemplar todo esse percorrido. "A contemplação nos ajuda a entender que Deus está presente na realidade". Pela contemplação é possível perceber a presença de Deus. E com isso somos convidados ao compromisso com a realidade.

Ao meio dia, a sociabilização do almoço preparado pelas famílias de Taquaruçu. A tarde, finalizou-se as atividades com missa para os presentes e toda a comunidade pode participar. Os ministros de nossa comunidade gostaram do encontro, analisando que aconteceu de maneira leve e descontraído, entendendo que a preparação pessoal é de fundamental importância para a celebração comunitária. Paz e bênçãos a todos!!!




Mulheres que prepararam o almoço para os ministros

Da esquerda p/ direita: Andréia, Hélia, Diana, Dete, Lurdes, Angélica, Nice, Nelci, Neiva, Marlei e

“Teresinha Rodrigues” que estava ausente no momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imigrantes e Caboclos - Parte 2

Evento como inesquecível com os amigos de Francisco Palhano "Seu Chico". Lembranças imortais. Imigrantes e Caboclos Parte 2