terça-feira, 29 de outubro de 2013

ENCONTRO PRÉ-DNJ NA COMUNIDADE TAQUARUÇU

Por:
Lucia Ana Fritzen -Pela Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude
Encontro de Jovens em Taquaruçu
Brota uma esperança na juventude, como a cruz de cedro que está brotando diante d
a semente plantada pela juventude no mês de setembro
No dia 20 de outubro de 2013, nos reunimos para um encontro com a juventude da comunidade do Taquaruçu de Cima, tivemos também a participação de jovens do Assentamento Contestado e da Comunidade do Lote 14 (que pertence Frei Rogério). O objetivo deste encontro, e dos encontros feitos em outros setores de nossa Paróquia em finais de semana passados, é o de Despertar os Jovens à Missão, também tem como propósito a preparação destes jovens para a participação no Dia Nacional da Juventude (DNJ) que acontecerá dia 03 de novembro na Comunidade Santo Antônio, este ano o DNJ tem como tema “Juventude e missão” e como lema “Jovem levanta-se, seja fermento”. Para fazer jus a este tema e lema nada melhor que motivar a juventude com a própria juventude. Neste encontro tentamos mostrar que eles podem participar da vida da Comunidade do local onde moram, e que podem ir além das paredes da igreja, pois nós somos igreja. Nossa missão não consiste em apenas ir à missa nos fins de semana, isto faz parte, mas é feita do anúncio do Evangelho através de palavras e gestos, é também mostrar aos outros jovens que rezar não é “careta” e que cada um tem seu jeito de pedir e agradecer à Deus, a luta por nossos direitos e pelos direitos de nossos irmãos e muitas outras coisas fazem parte de nossa missão. Cada um tem a sua, e nesse ano onde tivemos a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Campanha da Fraternidade sobre a Juventude e a própria JMJ somos, neste Dia Nacional da Juventude, convidados a levantar seguir esta nossa missão. A equipe de organização agradece a disposição da comunidade em auxiliar na realização do encontro, e agradece mais ainda aos jovens que se dispuseram a participar.

Tiago J. Becher: Jovem da comunidade de Taquaruçu e participante do encontro comenta o seguinte: O encontro foi positivo, sempre podemos aprender com os outros e a cada troca de experiências, aprendemos a viver em comunidade e respeitar opiniões e ideias diferentes. A juventude precisa fazer a diferença na comunidade, por isso esse tipo de encontro é o caminho no sentido de trazer os jovens para junto dos valores cristãos.
 


Rafaela Melo: Jovem do Assentamento Contestado. O encontro que teve no Taquaruçu, no final de semana, foi legal, pois os jovens da comunidade participaram. No começo estávamos um pouco envergonhados, pois não conhecíamos ninguém, depois foram apresentados os nomes e a vergonha foi ficando de lado. No encontro foi lido a bíblia e logo depois foi dado um livro com perguntas para os jovens responder com as palavras da bíblia. Em seguida foi feito uma gincana onde as pessoas interagiram melhor uma com a outra. Após a gincana entramos novamente na igreja e terminamos e o encontro. Ao final tomamos um café no pavilhão e participamos da missa. Espero que tenha mais encontros em nossa comunidade fazendo com que os jovens participem mais e interajam uns com os outros.
 
Que Deus os abençoe sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imigrantes e Caboclos - Parte 2

Evento como inesquecível com os amigos de Francisco Palhano "Seu Chico". Lembranças imortais. Imigrantes e Caboclos Parte 2